Natação

30-03-2017 22:54

Um recorde absoluto em destaque no primeiro dia dos nacionais

O nadador Guilherme Pina destacou-se hoje ao bater o recorde nacional absoluto e sénior dos 1.500 metros livres.
Natação geral
Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP

Guilherme Pina conseguiu mínimos para participar nos campeonatos mundiais de natação

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O nadador Guilherme Pina destacou-se hoje ao bater o recorde nacional absoluto e sénior dos 1.500 metros livres, no primeiro dia dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e absolutos, que decorrem em Coimbra.

O atleta do Sporting obteve o tempo de 15.15,12 minutos, ultrapassando a melhor marca nacional que pertencia a Fernando Eurico Costa desde agosto de 2007, com 15.16,22, obtida em representação da seleção nacional.

Guilherme Pina conseguiu mínimos para participar nos campeonatos mundiais de natação em Budapeste, em julho.

Na mesma prova, António Pinto, do Lousada SXXI, conseguiu o terceiro lugar, com o tempo 15.56,84 minutos, e obteve mínimos nacionais para os europeus de juniores em Netanya (Israel), de 26 junho a 02 julho.

Nos 1.500 metros livres femininos, a nadadora Tamila Hryhorivna Holub, do Braga, venceu a prova e bateu o recorde nacional sénior, com o tempo de 16.35,23 minutos.

Outro dos destaques do primeiro dia de competição vai para Raquel Pereira, do Algés, que bateu o recorde nacional de juniores na prova de 200 metros estilos, com o tempo 2.17,22 minutos, roubando 25 décimos de segundo à anterior marca de Victoria Kaminskaya.

Com este resultado, a nadadora obteve ainda mínimos para os campeonatos do mundo e europeus de juniores, que vão decorrer em Budapeste (Hungria) e em Netanya (Israel), em junho e julho.

Nos 100 metros livres, Beatriz Mendes Viegas, do Tavira Natação, obteve o recorde nacional de juniores 17 na primeira sessão do dia, com o tempo de 57,63 segundos, e os mínimos para participar no campeonato europeu.

Miguel Duarte Nascimento, do Benfica, também obteve os mínimos para os campeonatos do mundo, na prova de 200 metros mariposa, com o tempo de 1.57,09.

Conteúdo publicado por Sportinforma