Ténis / Taça Davis

09-04-2017 10:58

Portugal procura terceiro ponto para avançar para o 'play-off' do Grupo Mundial

Equipa lusa quer confirmar presença no Playoff de acesso ao grupo Mundial.
João Sousa nos courts do CIF
Foto: @Evandro Delgado

João Sousa nos courts do CIF

Por SAPO Desporto c/Lusa sapodesporto@sapo.pt

João Sousa pode hoje, no encontro dos número um nacionais com o ucraniano Artem Smirnov, 'carimbar' o apuramento de Portugal para o ‘play-off’ de acesso ao Grupo Mundial da Taça Davis em ténis.

Depois de perder os pares, ao lado de Gastão Elias, no sábado, e de ver a Ucrânia reduzir para 2-1 a desvantagem na segunda eliminatória do Grupo I da zona euro-africana, o 37.º jogador mundial entra em ‘court’, a partir das 12:00, para tentar conquistar o terceiro e decisivo ponto para Portugal.

Pela frente, João Sousa terá Artem Smirnov, 507.º tenista do ‘ranking’, que na sexta-feira obrigou Gastão Elias a uma maratona de quatro horas e 35 minutos, que pendeu para o lado do português, com os parciais de 6-4, 7-6 (7-1), 6-7 (6-8), 3-6 e 6-1.

Caso o número um nacional vença, Portugal estará automaticamente apurado para o ‘play-off’ de acesso ao Grupo Mundial, algo que pode acontecer apenas pela segunda vez na história, depois da ‘estreia’ mal sucedida’ de 1994.

No entanto, se Sousa perder, a seleção nacional ainda terá mais um singular, que vai opor Elias a Mykyta Mashtakov, para garantir a passagem à fase seguinte.

A seleção portuguesa, capitaneada por Nuno Marques, é composta por João Sousa (37.º), Gastão Elias (90.º), Pedro Sousa (209.º) e João Domingues (278.º).

A formação da Ucrânia, orientada por Andrei Medvedev, é integrada por Artem Smirnov (507.º), Denys Molchanov (759.º), Mykyta Mashtakov (1.558.º) e Illia Biloborodko.

A segunda eliminatória do Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis decorreu entre sexta-feira e hoje, no Club Internacional de Foot-Ball, em Lisboa.

Conteúdo publicado por Sportinforma