Triatlo

05-05-2017 14:14

'Challenge Lisboa' vai contar com três atletas de 'peso'

João Pereira, Vanessa Fernandos e Melanie Santos vão marcar presena na prova que decorre no próximo domingo.
Triatlo geral
Foto: Federação Portuguesa de Triatlo

'Challenge Lisboa' disputa-se no domingo no Parque das Nações

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

O primeiro ‘Challenge Lisboa’ de triatlo, prova que distribui 25.000 euros em prémios monetários, disputa-se no domingo, nas imediações do Parque das Nações, em Lisboa, com a presença dos melhores atletas portugueses da atualidade.

João Pereira, Vanessa Fernandes e Melanie Santos marcam presença na prova, que arranca às 7:30 de domingo, prolonga-se até perto do meio-dia e integra 21 quilómetros de corrida, 1,9 de natação e 90 de ciclismo, sendo classificada de prova ‘sem rodas’, pois os ciclistas não poderão aglomerar-se em pelotões.

“É a primeira vez que estamos a organizar uma prova deste género em Portugal, que se estreia no circuito mundial de ‘Challenges’”, esclareceu Paulo Leite, responsável pela organização.

Já Vasco Rodrigues, presidente da Federação Portuguesa de Triatlo, definiu este evento desportivo como um "importante desafio para os principais triatletas portugueses que vão estar em competição com outras estrelas estrangeiras".

Aos 47 anos, o antigo ciclista Vítor Gamito, vencedor da edição de 2000 da Volta a Portugal, vai participar na prova destinada a empresas e até contratou um nadador, Luís Lopes, para reforçar a sua equipa.

"Sempre fui mais um ciclista de estrada, embora atualmente participe mais nas competições de todo-o-terreno. Espero conseguir concluir o contrarrelógio de 90 quilómetros", constatou o ciclista lisboeta, que abandonou o ciclismo de estrada em 2014.

A jovem triatleta do Benfica Melanie Santos será uma das protagonistas da chamada ‘guerra dos sexos’, na qual as senhoras partem com seis minutos de avanço sobre o pelotão masculino. "Espero que este ligeiro avanço seja bastante motivador para as atletas", sublinhou.

Vanessa Fernandes, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, deseja recuperar o tempo perdido, após quase oito anos de ‘divórcio’ com o triatlo.

"Trata-se apenas de mais um desafio para construir o meu caminho. Não vou pensar muito em classificações", acentuou a atleta benfiquista, de 31 anos.

João Pereira, o seu colega de equipa que logrou um honroso quinto lugar nos Jogos Olímpicos Rio2016, parece empenhado em conquistar um lugar no pódio.

"Sinto-me em grande forma. Pretendo ganhar alguma vantagem de início e evitar ‘estoirar’ antes de concluir a prova dos 90 quilómetros de ciclismo. Mas o meu principal objetivo é preparar-me para os Jogos Olímpicos Tóquio2020", salientou.

Conteúdo publicado por Sportinforma