Triatlo

05-05-2017 15:00

Vanessa Fernandes vai competir contra si própria no 'Challenge' Lisboa

Triatleta do Benfica vai competir nesta prova para complementar o seu treino.
Vanessa Fernandes
Foto: ESTELA SILVA/LUSA

Vanessa Fernandes vai participar no Challenge Lisboa

Por SAPO Desporto c/ Lusa sapodesporto@sapo.pt

Vanessa Fernandes, que voltou a eleger o triatlo como modalidade prioritária, disse esta sexta-feira à agência Lusa que não tem objetivos definidos para o ‘Challenge de Lisboa’, que se realiza no domingo no Parque das Nações.

"Acima de tudo, acho que vou lutar contra mim própria. Nesta altura, não penso muito em classificações. Esta participação só vem complementar o meu treino", sublinhou a triatleta do Benfica, que na última etapa da Taça da Europa, disputada na Quarteira, terminou na 13.ª posição.

Vanessa ainda não decidiu se vai participar no próximo Campeonato da Europa, em meados de julho, mas considera fantástico Lisboa acolher uma competição deste tipo.

"É uma prova de outro nível, mas vou participar sem preocupações em termos de classificação final", acrescentou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos Pequim2008 e pentacampeã da Europa entre 2004 e 2008.

A benfiquista, que voltou a ser treinada por Lino Barruncho, não quer ‘queimar’ etapas antes de voltar a fazer marcas de prestígio mundial. O foco aponta, agora, aos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

"Neste processo de preparação, a parte psicológica é fundamental. Por ser muito competitiva, tenho de conseguir controlar a ansiedade. Caso contrário, perco o equilíbrio emocional", adiantou Vanessa Fernandes.

A atleta elogiou o seu atual clube, o Benfica, que nunca a pressionou para ‘queimar’ etapas e alcançar melhores resultados de forma mais célere. "Os responsáveis do clube têm tido muita calma a ponderação, o que tornou tudo mais fácil", destacou.

A recente participação em provas da maratona ajudou-a a controlar a ansiedade. "A maratona é, sobretudo, uma prova de superação. Fui sempre muito impaciente e ansiosa e com a participação em maratonas aprendi a controlar melhor as minhas emoções", concluiu Vanessa Fernandes.

Conteúdo publicado por Sportinforma