Desporto

07-07-2017 19:15

O que é o Red Bull Cliff Diving?

Saiba mais sobre esta modalidade pouco conhecida em Portugal mas que, graças à prova nos Açores, está a ganhar mais adeptos.
Orlando Duque na Irlanda
Foto: Red Bull

Orlando Duque na Irlanda

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

Queda livre de uma altura de 27 metros combinada com acrobacias – é esta a essência do cliff diving. A Red Bull Cliff Diving World Series tem sido, desde 2009, uma plataforma de ação estética e saltos de uma incrível complexidade.

É puro, é de tirar o fôlego e é um evento cheio de excitação e drama.

A Red Bull Cliff Diving World Series segue o formato tradicional do salto para a água e é uma mistura de regras do Comité Desportivo da Red Bull Cliff Diving, FINA e HDA.

É exigido aos atletas que demonstrem habilidade e versatilidade, executando cinco grupos básicos de salto: frontal, retaguarda, interior, invertido e pino. Além dos concorrentes masculinos, desde 2016 que existe a variante feminina, que salta a uma altura de 20 metros. Aliás, esta é a primeira temporada com participação masculina e feminina em todas as etapas, uma vez mais com passagem pelos Açores, que arrança este domingo.

A segunda etapa da temporada de 2017 será um regresso às origens do cliff diving, com os atletas a serem obrigados a responder ao desafio de saltarem diretamente das rochas em direção ao Oceano Atlântico, tal como faziam os pioneiros deste desporto há cerca de 250 anos no Havai.

Este evento será transmitido em DIRETO no dia 9 de Julho a partir das 12.30 horas locais ( mais uma hora em Portugal continental) em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV e Facebook. A Red Bull TV está disponível em Smart Tv's, consolas de jogos, aparelhos móveis e outros. Sabe mais em about.redbull.tv.

Conteúdo publicado por Sportinforma