Red Bull Cliff Diving

09-07-2017 11:00

Saltos a 27 metros, em pleno Oceano Atlântico? É preciso ter nervos de aço

Os pretendentes ao trono vão ter de dar um passo em frente para desafiar os atuais campeões na única competição do ano com saltos a partir das falésias.
Artem Silchenko salta nos Açores
Foto: Dean Treml/Red Bull Content Pool

Artem Silchenko salta nos Açores

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

O hexacampeão campeão Mundial Gary Hunt já abriu a sua conta nesta temporada com uma vitória e, agora, quer chegar ao arquipélago dos Açores e alcançar o hat-trick de vitórias na única competição em que os atletas saltam diretamente das rochas. Na divisão feminina, a australiana Rhiannan Iffland também está na liderança e chega ao ilhéu situado no meio do Oceano Atlântico como campeã em título da etapa.

Os atuais campeões do Red Bull Cliff Diving World Series tiveram um arranque dececionante, contrariando assim o seu favoritismo. O britânico Gary Hunt – que venceu as duas últimas etapas portuguesas – foi mesmo o último classificado após as duas rondas competitivas.

Quem costuma dar-se bem em Portugal é o norte americano Andy Jones que, nos últimos dois anos, terminou em terceiro e segundo. O britânico Blake Aldridge também tem uma palavra a dizer na luta pela vitória nesta etapa após a segunda posição na etapa de abertura desta temporada.

Em femininos as contas também foram inesperadas, com a campeã Rhiannan Iffland (Austrália) a ceder o comando à sua compatriota Helena Merten. Visivelmente feliz, Merten mostrou-se cautelosa para este domingo.

Para desafiar a atual campeã, Ginger Huber parece ser a saltadora que está em melhor posição, sendo que foi a primeira mulher a receber uma nota "10" do painel de juízes durante o ano passado.

A segunda etapa da temporada de 2017 é um regresso às origens do cliff diving, com os atletas a serem obrigados a responder ao desafio de saltarem diretamente das rochas em direção ao Oceano Atlântico, tal como faziam os pioneiros deste desporto há cerca de 250 anos no Havai.

Para domingo está reservada a terceira ronda da competição, quer em masculinos, como em femininos, e que vai ditar quem vai participar na final da prova, sendo que no caso dos masculinos os atletas serão reduzidos de 14 para oito e nos femininos todas as atletas passam à fase final.

Este evento será transmitido em DIRETO no dia 9 de Julho a partir das 12.30 horas locais (+1 em Portugal continental / 12.30 GMT) em www.redbullcliffdiving.com, Red Bull TV e Facebook. A Red Bull TV está disponível em Smart Tv's, consolas de jogos, aparelhos móveis e outros. Sabe mais em about.redbull.tv.

Conteúdo publicado por Sportinforma