A russa, que perdeu as duas finais que disputou anteriormente em Miami (em 2005 e 2006) demorou um set a adaptar-se ao calor, humidade e vento, mas depois dominou a responsável pelas eliminações da líder do ranking, Caroline Wozniacki, e da ex-número um Jelena Jankovic.

«No primeiro set, não estava a mexer-me bem, tive dificuldades em adaptar-me às condições e em manter o serviço. Mas soube inverter a situação jogando ao ataque», disse Sharapova, que somou tantos winners como erros não forçados: 23. A russa reagiu bem à perda do set inicial e somou 11 jogos consecutivos. Petkovic ainda reduziu para 2-5, mas cedeu ao fim de pouco mais de duas horas de jogo.

Na final, a primeira desde Cincinnati, em Agosto passado, Sharapova defronta a bielorrussa Victoria Azarenka (8.ª), que eliminou a número três mundial, a russa Vera Zvonareva, por 6-0, 6-3.

No torneio masculino, Roger Federer esteve somente 10 minutos no court, tempo suficiente para chegar a 3-0 antes que o francês Gilles Simon desistisse, lesionado no pescoço. Na meia-final, Federer vai jogar com o vencedor do duelo entre Rafael Nadal e Tomas Berdych.