Frederico Gil foi hoje eliminado nos quartos de final do Torneio de Nápoles, da categoria "Challenger" do circuito profissional de ténis, que antecede o Estoril Open na calendarização do tenista português.

O 64.º jogador do “ranking” mundial, melhor classificação de sempre de um jogador luso, cedeu em três partidas, frente ao checo Ivo Minar, 122.º na hierarquia, pelos parciais de 6-7 (5-7), 6-3 e 3-6.

Na primeira partida, Frederico Gil salvou um ponto de quebra de serviço e levou a decisão do "set" para o "tie-break", que liderou por 3-1, acabando por permitir que Minar igualasse (4-4) e fechasse com 7-5.

Gil quebrou o serviço ao croata logo no primeiro jogo de serviço do adversário na segunda partida e adiantou-se para 2-0, mantendo a vantagem de um "break" até final, o que possibilitou fechar com o parcial de 6-3.

Na terceira e decisiva partida, Frederico Gil permitiu um "break point" e até teve duas ocasiões para vencer no jogo de saque de Minar, mas o croata foi superior e fechou o encontro em duas horas e nove minutos.

Em 2009, Frederico Gil conquistou o título de singulares em Nápoles e também o de pares, juntamente com o croata Ivan Dodig.

Frederico Gil tem entrada directa no quadro principal de singulares do Estoril Open, competição do ATP World Tour 250, de 23 de Abril a 1 de Maio no Jamor, também em terra batida.

Esta será a segunda vez que Frederico Gil acede à grelha principal do Estoril Open, depois de em 2009 se ter tornado no primeiro português a ter entrada directa pela posição na hierarquia mundial.

Gil beneficiou da desistência do alemão Benjamin Becker, que se lesionou, para integrar o quadro principal, juntando-se ao sueco Robin Soderling (quinto no "ranking" ATP), o espanhol Fernando Verdasco (12.º) e o argentino Juan Martin del Potro (46.º), entre outros.

O tenista de Lisboa foi vice-campeão no Jamor em 2010, ao perder a final com o espanhol Albert Montañes, que somou o segundo título consecutivo no Estoril Open.