A 22.ª edição do Estoril Open em ténis, um torneio “à rasca” em virtude da grave crise económica, conseguiu, mesmo assim, cativar quase 15.300 pessoas nos quatro primeiros dias.

Os 15.298 espectadores representam uma média de 3.824 pessoas por dia, o que totaliza, mesmo assim, o quinto maior registo de sempre, só superado pelas edições entre 2007 e 2010.

O director do torneio, João Lagos, reconhecia no dia da apresentação do torneio que a edição de 2011 enfrentava a situação financeira mais complicada da sua história, apesar de ter conseguido cativar alguns nomes sonantes do circuito, como o sueco Robin Soderling, o francês Jo-Wilfried Tsonga, o argentino Juan Martin del Potro ou o espanhol Fernando Verdasco.

O facto de o quadro principal ter reunido, pela primeira vez em 22 edições, cinco portugueses, batendo o recorde da distante edição de 1992 (quatro), pode também ter ajudado para a significativa afluência nos quatro primeiros dias de prova.

Frederico Gil, o melhor português de sempre e finalista de 2010, também será um dos grandes responsáveis por cativar adeptos ao complexo do Jamor, ele que esta semana já está às portas do grupo dos melhores 60 jogadores do “ranking” mundial (62).

Já apurado para a segunda ronda, tal como João Sousa, o outro do inédito quinteto português a disputar a eliminatória inaugural, Gil pode continuar a figurar entre os cabeças de cartaz para ajudar a edição “à rasca”.

No entanto, os números dos primeiros quatro dias estão a mais de 5.000 espectadores de distância do recorde absoluto, registado na edição de 2008, que trouxe pela primeira vez o suíço Roger Federer, antigo líder incontestável do circuito masculino.

Nessa 19.ª edição, rumaram ao Jamor 20.754 pessoas nos quatro primeiros dias, números que completaram uma média superior a 5.000 espectadores por dia (5.188).

Mesmo assim, esta é apenas a quinta vez que os primeiros quatro dias cativam um número superior a 15.000 espectadores. Mais próximo deste “top-5” de entradas só a edição de 1999, o primeiro ano em que o torneio feminino integrou o circuito principal do WTA.

Nessa edição, os quatro primeiros dias registaram 14.376 entradas, números que só voltaram a cifras semelhantes sete anos depois, na edição de 2006, que fechou a jornada de terça-feira com 13.056 espectadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.