Cristiano Ronaldo foi testemunha: Roger Federer esteve a um ponto de ser eliminado do Mutua Madrid Open.

O futebolista português – que chegou a apanhar uma bola que voou para a bancada – assistiu à estreia do suíço no Masters 1000 da capital espanhola e também viu o madrileno Feliciano Lopez (39.º no ranking) aproveitar o factor casa e ter um “match-point” no tie-break que decidiu o último set. Mas, ao fim de três horas de uma intensa batalha, Federer impôs-se com os esclarecedores parciais de 7-6 (15/13), 6-7 (7/1) e 7-6 (9/7).

«Estou aliviado por ter passado. Não foi fácil de todo; ele serviu tão bem que não parecia um encontro em terra batida. Eu também joguei bem, mas era cada vez mais difícil devolver o seu serviço», afirmou o número três do ranking, depois de somar a oitava vitória em outros tantos embates com o esquerdino espanhol.

Federer serviu para fechar o set inicial a 5-3, mas só no “tie-break” e no nono set-point é que conseguiu fechar.

Lopez serviu ainda melhor nas segunda e terceira partidas e chegou a 6/5 no derradeiro “tie-break”, mas Federer anulou-o com o 25.º ás – um novo máximo para Federer em terra batida e em torneios fora do Grand Slam!

Hoje, Federer poderá ressentir-se do esforço quando defrontar o belga Xavier Malisse (49.º).

«Vai ser complicado, mas já passei por isso e não me preocupa», frisou o suíço.

A jornada na Caja Mágica de Madrid terminou com uma surpresa: a eliminação de Maria Sharapova (9.ª). A russa, que recentemente regressou ao top 10, foi dominada em uma hora e 46 minutos pela eslovaca Dominika Cibulkova (28.ª), por 7-5, 6-4.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.