Há um ano, Petra Kvitova figurava no 62.º lugar do ranking WTA. Mas depois da presença nas meias-finais em Wimbledon, a checa de 21 anos não parou de progredir e, amanhã, vai aparecer no top 10, após o triunfo no Mutua Madrid Open, em cuja final derrotou a bielorrussa Victoria Azarenka, por 7-6 (7/3), 6-4.

«Hoje, joguei algum do meu melhor ténis e foi um torneio espantoso para mim. Estou tão contente por ganhar a prova e ser, ao mesmo tempo, top 10, mas é só um número e eu quero melhorar o meu jogo», frisou Kvitova, a seguir à obtenção do seu terceiro título este ano, após os de Brisbane e Paris (“indoor”).

A checa, que tinha como melhor resultado em terra batida um quarto-de-final no torneio de Budapeste, em 2008, viu premiada a maior agressividade para impor-se ao fim de uma hora e 42 minutos.

Também de 21 anos, Azarenka tem confirmado notórios progressos que a levaram já a triunfar, este ano, nos torneios de Miami e Marbella. A presença na final de Madrid vai permitir-lhe surgir amanhã no quarto lugar do ranking, tornando-se na melhor bielorrussa de sempre – ultrapassando Natasha Zvereva, 5.ª em 1989.