Desde que foi efectuado o sorteio do quadro principal masculino do Mutua Madrid Open que todos aguardavam por uma final entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. E, após as difíceis meias-finais de hoje, os dois melhores tenistas do ranking confirmaram as expectativas, garantindo o lugar no derradeiro encontro deste segundo Masters 1000 do ATP World Tour em terra batida de 2011.

Nadal obteve a 37.ª vitória consecutiva sobre o pó de tijolo ao derrotar Roger Federer, por 5-7, 6-1 e 6-3. Foi a 16.ª vitória do espanhol em 24 duelos com o rival, mas a incerteza durou até ao fim. Quando serviu a 5-3, Federer dispôs de um break-point que desperdiçou, ao responder ao serviço para a rede.

Djokovic, que na véspera precisara de três sets para ultrapassar David Ferrer, voltou a ceder um set, ao brasileiro Thomaz Bellucci (36.º ATP), antes de impor-se pelos parciais de 4-6, 6-4 e 6-1. Foi a 31.ª vitória do número dois do ranking em outros tantos encontros disputados esta época.

Esta será a terceira final entre Nadal e Djokovic este ano, depois das de Miami e Indian Wells, ambas ganhas pelo sérvio. Mas em terra batida, Nadal ganhou os nove confrontos anteriores com o número dois mundial.