Ana Ivanovic já foi muito feliz em Roland Garros. Mas nos últimos três anos, a tenista sérvia de 23 anos nunca mais teve razões para sorrir em Paris. Hoje, foi mais um dia desses. A actual 21.ª no ranking mundial despediu-se do torneio logo na ronda inicial ao ser eliminada pela sueca Johanna Larsson (64.ª no ranking WTA), pelos parciais de 7-6 (7/3), 0-6 e 6-2.
 
«Tive várias ocasiões no primeiro set mas não consegui aproveitá-las. Depois, comecei a jogar melhor, mas, no terceiro set, comecei de novo a recuar e não fui tão agressiva como no segundo. Estava muito vento e não pude adaptar o meu jogo e dominar com a minha ‘direita’», explicou Ivanovic, autora de 45 erros directos.
 
A campeã de Roland Garros de 2008 – que antecedeu a subida ao primeiro lugar do ranking – despediu-se com uma nota negativa: a 2-5, uma dupla-falta e três erros com a “direita” que, supostamente, deveria desequilibrar, ofereceram um último break a Larsson. Ivanovic continua sem passar dos oitavos-de-final nos quatro grandes torneios do mundo. Pior: esta foi a quarta derrota no encontro de estreia nos últimos sete Grand Slams em que participou!
 
Larsson ganhou o seu segundo encontro em quatro presenças em Grand Slams e averbou a segunda vitória diante de uma adversária do top 30 em toda a carreira – há poucas semanas, bateu Li Na, então sexta do ranking, que poderá reencontrar nos quartos-de-final.