Confirmando a história entre ambos, Roger Federer derrotou o também suíço Stanislas Wawrinka na quarta eliminatória do torneio de Roland Garros. O que já não se esperava é que o actual número três do ranking ainda quebrasse novos recordes no ténis mundial. Mas vitória de hoje, por 6-3, 6-2 e 7-5, garantiu a

Federer a 28.ª presença consecutiva nos quartos-de-final de um Grand Slam – batendo o anterior recorde de Jimmy Connors, com 27.

«28 quartos-de-final seguidos é óptimo mas é mais uma oportunidade para ir um pouco mais além. É por isso que me sinto muito orgulhoso por consegui-lo e espero ir mais além do que no ano passado e logo veremos», afirmou Federer, eliminado nos “quartos” na última edição, pelo futuro finalista Robin Soderling.

O campeão de 16 Grand Slams dominou o encontro até ao segundo jogo do terceiro set, altura em que Wawrinka aproveitou um dos dois únicos break-points de que dispôs, para depois ampliar a vantagem para 4-1. Mas Federer reagiu igualou e forçou novo break que lhe permitiu servir a 6-5, para concluir com o oitavo ás.