Pela terceira vez nos últimos quatro anos, Gael Monfils qualificou-se para os quartos-de-final do torneio de Roland Garros. O francês encerrou hoje a dura batalha com o espanhol David Ferrer, impondo-se no quinto set, por 6-4, 2-6, 7-5, 1-6 e 8-6 – o encontro tinha sido interrompido por falta de visibilidade, na véspera, quando Monfils vencia, por 6-4, 2-6, 7-5, 0-2.

«O seu jogo encaixa bem no meu e é sempre uma grande ‘guerra’. Tive mais pontos grátis graças ao meu serviço, o que me ajudou. Foi um dos meus melhores encontros, não o melhor, pois já fiz vários bons combates aqui, mas ainda não estou satisfeito», frisou Monfils, que irá jogar nos quartos-de-final com Roger Federer, com quem perdeu cinco dos seis duelos já travados, incluindo os dois em Roland Garros, em 2008 e 2009.

«Não se fala muito do Roger, mas ele arrasou todos os adversários desde o início do torneio. Tive ocasião de me treinar com ele e está em grande forma. Vai ser, talvez, mais difícil do que aqueles que jogámos aqui no passado», adiantou Monfils.

À espera do vencedor desse encontro, está já Novak Djokovic que se apurou para as meias-finais sem jogar, pois o italiano Fabio Fognini (49.º) anunciou a desistência, na sequência da lesão contraída no final da “maratona” de quatro horas e meia com o espanhol Albert Montañes.

No entanto, essa vitória por falta de comparência não conta para o registo de encontros ganhos consecutivamente por Djokovic, que precisará de mais um para igualar o recorde de John McEnroe, que venceu os 42 primeiros que disputou em 1984.