Frederico Gil estreou-se no Sparkassen Open 2012 com uma exibição sólida. No “challenger” que decorre em Braunschweig (Alemanha) com 106,500 euros de “prize-money”, Gil (109.º no ranking ATP) dominou o eslovaco apurado do qualifying, Filip Horansky (791.º), vencendo por 6-4, 6-3, em 70 minutos de um encontro em que não cedeu nenhum “break” e só perdeu 14 pontos em nove jogos de serviço.

«Hoje realizei uma exibição bem melhor que as anteriores, graças a um jogo mais sólido, apesar das condições estarem um pouco escorregadias – a terra batida alemã é assim, escorrega sempre mais e os ténis ficam cheios de terra. Mas há que jogar de forma agressiva e fui isso que fiz, pelo que fiquei contente com a vitória», afirmou Gil.

Na segunda eliminatória, Gil vai defrontar o alemão Tobias Kamke (84.º), com quem nunca jogou no circuito profissional. Kamke é o quarto tenista mais cotado deste torneio, cujos sete primeiros cabeças de série integram o top 100.

Ontem, Gil e o alemão Michael Berrer venceram a primeira ronda de pares, ao baterem a dupla cabeça de série n.º3, formada pelo argentino Carlos Berlocq e o uruguaio Marcel Felder, no “match tie-break”: por 2-6, 6-2 e 12/6

Na próxima semana, Gil vai jogar em Bastad, torneio 250 do ATP World Tour.