Pela primeira vez desde Fevereiro de 2004 que o número um do “ranking” não será Roger Federer ou Rafael Nadal. A vitória na meia-final do torneio de Wimbledon, garantiu a Novak Djokovic a subida ao topo da hierarquia mundial, destronando Nadal, mesmo que o espanhol ganhe o Grand Slam britânico.

«É difícil pôr em palavras mas esta é uma das melhores sensações que alguma vez senti num ‘court’. É um desporto individual mas sem o apoio dos mais próximos não seria possível. Desde os quatro anos que sonho em jogar a final de Wimbledon», confessou Djokovic, logo após ter derrotado Jo-Wilfred Tsonga, por 7-6 (7/4), 6-2, 6-7 (9/11) e 6-3. Domingo, o sérvio de 24 anos vai estrear-se na final de Wimbledon e, na segunda-feira, será o 25.º jogador a ocupar o primeiro lugar do “ranking” ATP, desde a sua criação em 1973.

Tsonga maravilhou o público com o seu jogo de ataque, em especial, com os vôos sobre a relva do court central do All England Club. A determinação e coragem do francês permitiu-lhe salvar dois “match-points” no “tie-break” do terceiro set e forçar uma quarta partida. Mas já não conseguiu repetir a proeza dos quartos-de-final, em que venceu Roger Federer, depois de ceder os dois sets iniciais.