Na página oficial do Facebook, onde tem mais de oito milhões de seguidores, Roger Federer colocou uma foto sua a passear em Berna, onde, a partir de sexta-feira, vai liderar a Suíça na eliminatória da Taça Davis (Grupo I da Zona Europa/África) frente a Portugal.

Esta será a primeira participação de Federer na competição desde Setembro de 2009, mas o actual número três do “ranking” mundial, já tinha comunicado estar muito empenhado em levar o seu país de novo ao Grupo Mundial. O antigo líder da tabela ATP conta com a ajuda de Stanislas Wawrinka (15.º), Stéphane Bohli (150.º) e Marco Chiudinelli (206.º) para esta eliminatória que irá decorrer na Postfinance Arena.

«Estamos a adaptar-nos ao terreno. É um piso sintético e rápido, mas não em excesso, o que permite trocar a bola no fundo do ‘court’», disse Pedro Cordeiro, ao site da Federação Portuguesa de Ténis (FPT). O seleccionador português convocou os quatro tenistas lusos que venceram a Eslováquia, em Março: Frederico Gil (90.º), Rui Machado (93.º), João Sousa (198.º) e Leonardo Tavares (311.º)

«Estamos cheios de expectativas. A cidade e o estádio são fantásticos e no fim-de-semana haverá um grande ambiente. Há muitos portugueses a viver aqui, espero que tenham comprado bilhete», frisou Gil ao site da federação suíça.

Portugal tem planeado treinos bi-diários até sexta-feira, dia em que se realizarão os dois primeiros singulares. O sorteio será efectuado na véspera.