Foi um regresso triunfal, o de Novak Djokovic ao seu país. Um dia depois da vitória em Wimbledon e horas depois de se ter tornado, oficialmente, número um do ranking mundial, o tenista sérvio aterrou na capital, Belgrado, onde milhares de compatriotas o esperavam. Após uma lenta viagem num autocarro descapotável desde o aeroporto, devido à quantidade de pessoas que o quiseram saudar, Djokovic parou na Praça Terajize, onde se situa o Parlamento, onde cerca de 100 mil compatriotas o esperavam.

«Isto é absolutamente inacreditável e devo a todos uma gratidão eterna por esta recepção. Vocês fizeram o dia mais feliz da minha vida ainda mais feliz e quero dedicar-vos este troféu», disse Djokovic, do cimo de um palco onde, antes, vários grupos musicais entretiveram a multidão.

No meio do público, eram muitas as bandeiras da Sérvia e cartazes com mensagens, desde «Nole, nós amamos-te» ou «Nole, o rei», ou mesmo outras, gozando com Rafael Nadal. A festa terminou com fogo-de-artifício.

Hoje, Djokovic viaja para a Suécia para liderar a selecção na eliminatória dos quartos-de-final da Taça Davis, competição onde a Sérvia defende o título conquistado em Dezembro.