A associação de jogadores profissionais de ténis (ATP) anunciou um novo acordo plurianual que vai ter como principal consequência o aumento dos prémios monetários, indo já, em 2014, ultrapassar a fasquia do 90 milhões de dólares (62,8 milhões de euros).

“Estamos muito satisfeitos por alcançar este acordo, que reflecte a força do negócio à volta do ATP World Tour. Somos privilegiados por estar a viver uma época de ouro no ténis profissional masculino e é, certamente, o reconhecimento e recompensa pelo empenho e excelência dos jogadores”, disse Adam Helfant, presidente-executivo da ATP.

O elevado nível e equilíbrio do circuito masculino, que tem quebrado recordes de assistências nos locais e pela televisão, vai traduzir-se pelo aumento de nove por cento do “prize-money” nos nove torneios da categoria Masters 1000, em cada um dos próximos três anos.

O evento anual de encerramento do circuito, Barclays ATP World Tour Finals, mais conhecido por Masters, cresce 30 por cento, e, em 2014, vai oferecer 4,5 milhões de euros. Também os bónus pagos aos 12 primeiros do “ranking” irão ascender nesse ano aos 5,5 milhões de euros.