Nigel Sears era o treinador principal feminino da federação britânica de ténis (Lawn Tennis Association). Durante o seu mandato cinco jogadoras britânicas entraram no top 100, duas delas (Elena Baltacha e Anne Keothavong) chegaram ao top 50 e outras duas venceram torneios juniores do Grand Slam.

Antes, Sears chegou a acompanhar no circuito as jogadoras Amanda Coetzer e Daniela Hantuchova, que atingiram o estatuto de top 10.

«Não podia estar mais feliz. Admiro Nigel há já algum tempo e não posso esperar por começar a trabalhar com ele no court. Foi importante ter esperado pelo treinador certo e ambas estamos entusiasmados pelos desafios que se nos deparam», frisou Ivanovic.

A sérvia de 23 anos sempre disse que queria um treinador a acompanhá-la a tempo inteiro, mas não foi capaz de convencer Darren Cahill, que faz parte da equipa técnica da Adidas que apoia os tenistas que têm contrato com aquela marca – como aconteceu em Wimbledon, em que aconselhou Andy Murray, cuja namorada é filha de Sears.

Desde 2006, Ivanovic teve como treinadores Zoltan Kuharsky, David Taylor, Craig Kardon, Heinz Gunthardt e, nos dois primeiros meses deste ano, Antonio Van Grichen.

Entretanto, Ivanovic também deixou de trabalhar com a preparadora física e amiga de infância, Marija Lojanica, e com o ex-jogador profissional, Oliver Morel, que ultimamente era o seu parceiro de treino.