O português Rui Machado reforçou esta segunda-feira a sua melhor posição de sempre no “ranking” da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), ao subir dois lugares, para o 80.º da tabela.

Rui Machado, que tinha como melhor posição a 82.ª da semana transata, está agora 22 lugares à frente de Frederico Gil, que caiu nove posições e saiu do “top 100”, sendo agora apenas o 102.º da hierarquia.

Frederico Gil é o melhor português de sempre no “ranking”, graças ao 62.º posto de 25 de abril de 2011.

O terceiro jogador luso na tabela é João Sousa, que caiu do “top 200”, ao descer 13 posições, da 198.ª para a 211.ª.

Na liderança continua, confortavelmente, o sérvio Novak Djokovic, que conquistou domingo, em Montreal, o seu nono título da época, ao superar na final o norte-americano Mardy Fish (6-2, 3-6 e 6-4).

Djokovic é perseguido, ao longe, pelo espanhol Rafael Nadal (segundo) e o suíço Roger Federer (terceiro).

Nos 10 melhores, destaque para a entrada do francês Jo-Wilfried Tsonga, que subiu do 16.º para o 10.º posto, por troca com o espanhol Nicolas Almagro (10.º para 11.º).

Na tabela feminina, evidência para a norte-americana Serena Williams, que ganhou em Toronto e subiu mais 49 lugares, para o 31.º, aproximando-se, assim, do topo, depois de longa paragem devido a lesão.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki continua a liderar, enquanto a russa Vera Zvonareva ascendeu ao segundo lugar, por troca com a belga Kim Clijsters.
Destaque ainda para a australiana Samantha Stosur, finalista em Toronto, que substituiu a alemã Andrea Petkovic no “top 10”.

No que respeita às tenistas lusas, Michelle Larcher de Brito, que subiu do 186.º para o 182.º lugar, continua a ser a melhor, mas longe do 76.º posto de 06 de julho de 2009.