O melhor tenista português da hierarquia mundial, Rui Machado, qualificou-se hoje para a segunda ronda do torneio “challenger” de ténis brasileiro de Rio Preto, ao bater o compatriota Gastão Elias, por 6-1 e 6-3.

Machado, 80.º da lista da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) e primeiro cabeça de série da prova, conseguiu 67 por cento de primeiros serviços e concretizou quatro das nove oportunidades de quebrar o serviço ao adversário, 199.º do Mundo, que falhou nas duas ocasiões em que “ameaçou” o oponente.

«Foi um encontro em que consegui jogar a um nível muito bom, o que nem sempre é fácil numa primeira ronda, contra um jogador de enorme qualidade e do qual iremos certamente ouvir falar nos próximos tempos. Demonstrou ter nível para voos mais altos», disse Machado.

Ainda hoje, Frederico Gil, o segundo português na hierarquia e quarto cabeça de série, defronta o brasileiro José Pereira, oriundo do torneio de qualificação.

Rui Machado vai enfrentar na próxima ronda o vencedor do encontro entre o brasileiro Carlos Oliveira, oriundo da fase de qualificação, e o norte-americano Wayne Odesnik, 136.º tenista do ranking, neste torneio de terra batida, com 50 mil dólares de prémios (cerca de 36 mil euros).