Tomas Berdych, atual número 7 do ranking ATP, venceu, esta sexta-feira, o espanhol David Ferrer por dois sets a um, pelos parciais de 3-6, 7-5 e 6-1 na Arena do O2, em Londres, na última ronda do Grupo A.

Para alcançar as meias-finais, Novak Djokovic precisava de uma vitória de David Ferrer (que já estava classificado para a fase seguinte) sobre Berdych. O checo não fez a vontade e venceu o atual quinto classificado.

Além de eliminar indiretamente o sérvio e passar às meias-finais, o checo evita o duelo com Roger Federer, que venceu os seus três jogos na fase de grupos, tendo de medir forças com o francês Tsonga, número 6.

No encontro desta sexta-feira, o último da fase de grupos, David Ferrer venceu o primeiro set mas Tomas Berdych deu a volta ao marcador, vencendo os dois seguintes. O último set foi pautado pela supremacia do checo que esteve a vencer por 5-0.

Este sábado, tem início as duas partidas das meias-finais, opondo Roger Federer (primeiro classificado do Grupo B) a David Ferrer (segundo classificado do Grupo A) e Tomas Berdych (primeiro classificado do Grupo A) a Jo-Wilfried Tsonfa (segundo classificado do Grupo B).

Os vencedores destes dois encontros disputam a grande final no domingo.