A equipe de ténis de Espanha sagrou-se, este domingo, pentacampeã da Taça Davis ao derrotar a Argentina por 3-1 na final, com o ponto decisivo a ser marcado por Rafael Nadal frente a Juan Martín Del Potro.

Em Sevilha, Nadal venceu Del Potro em quatro sets, com parciais de 1-6, 6-4, 6-1, 7-6 (7/0).

«Já tinha conquistado pontos decisivos noutras fases, mas nunca na final. Desta vez, é muito especial», declarou Nadal após um jogo emocionante de 4 horas e 8 minutos.

O argentino Del Potro lutou até ao fim, mas acabou por acusar o desgaste físico do jogo de sexta-feira com David Ferrer que durou cinco horas. Nadal encontrava-se em melhor forma, pois tinha jogado menos tempo frente a Juan Mónaco, na passada sexta-feira, mas foi Del Potro quem começou da melhor forma, vencendo o primeiro set por 6-1.

Nadal reagiu e venceu os dois parciais seguintes por 6-4 e 6-1. O jogo começou a ficar dramático no quarto e último sets, tendo sido decidido no tie-break.

Empurrado pelos adeptos espanhóis que lotaram a arena La Cartuja de Sevilha, Nadal, pentacampeão de Roland-Garros, mostrou porque é apelidado de “Rei da terra batida” e não deixou nenhum ponto para seu adversário, fechando em 7-0.

No match point, a arena foi abaixo, num ambiente digno de um estádio de futebol. A Espanha, que já tinha levantado o troféu em 2000, 2004, 2008 e 2009, continua invicta em casa desde 1999.

A Argentina, que nunca conquistou o título, já perdeu uma final para os espanhóis, em Mar del Plata em 2008, e também foi vice em 1981 e 2006.