O português Rui Machado foi hoje eliminado na primeira ronda do Open do Qatar em ténis, ao perder com o quarto cabeça-de-série, o francês Gael Monfils, por 7-5 e 6-3.

Apesar de ter concretizado os dois “breaks” de que dispôs, Machado, 68.º da hierarquia, sucumbiu ao serviço do francês, que esteve praticamente irrepreensível no primeiro serviço, concretizando-o em 84 por cento das vezes.

Monfils seguiu os exemplos dos outros principais favoritos: o espanhol Rafael Nadal, o suíço Roger Federer e o francês Jo -Wilfried Tsonga, os três principais cabeças de série, cumpriram os prognósticos e passaram à segunda ronda do torneio do Qatar.

Nadal, número dois mundial e primeiro “favorito” foi sujeito a um esforço extra para impor-se ao alemão Philipp Kohlschreiber, por 6-3, 6-7 (2) e 6-3, e aceder à fase seguinte, onde encontrará um rival da mesma nacionalidade, Denis Gremelmayer.

Num encontro de antigos campeões, Federer passeou-se diante Davydenko, fechando o jogo com duplo 6-2, enquanto Jo-Wilfried Tsonga, terceiro pré-designado, precisou de um terceiro set para derrotar o tunisino Malek Jaziri pelos parciais de 7-6 (5), 6-7 (5) e 6-1.