Dois encontros disputados é o balanço de Frederico Gil no Apia International Sydney, torneio 250 do ATP World Tour, por onde o tenista português passou antes de disputar o Open da Austrália.

O sorteio do qualifying ditou como primeiro adversário de Gil (102.º ATP) o ucraniano Sergiy Stakhovsky, mas este acabou por entrar no quadro principal pelo que foi substituído pelo australiano de 30 anos, Sadik Kadir, 196.º no ranking de pares, variante onde tem atuado com mais assiduidade.

Apesar das dificuldades iniciais, Gil acabou por impor-se com um duplo 6-4, em uma hora e 15 minutos. «Foi um encontro estranho porque podia ter procurado vir á rede com mais calma, mas precipitei-me um pouco. O resultado ficou mais equilibrado e, por isso, ficou mais complicado. Ele tem uma ‘boa mão’, é completo, um bom jogador de pares. Entrei melhor no segundo set, onde estive a liderar por 3-1, mas não segurei e precisei de trabalhar mais um pouco», explicou Gil.

Na segunda das três rondas de acesso ao quadro principal, o atleta do espanhol Juan Esparcia defrontou o francês Stéphane Robert (105.º), «um adversário imprevisível». O encontro foi mais equilibrado do que os parciais, de 6-4, 6-1, indicam, mas premiaram a maior consistência do adversário. «O jogo da tarde contra Robert não me correu muito bem. Ele jogou sólido e conseguiu tirar-me tempo nas jogadas. Eu tinha de conseguir anular esse jogo e ser capaz também de impor o meu, mas hoje não fui capaz», resumiu Gil, que não aproveitou nenhum dos seis break-points de que dispôs no segundo set.

Gil vai ficar nos próximos dias em Sydney a treinar-se, antes de viajar para Melbourne mais cedo e preparar o Open da Austrália, que tem início a 16 de Janeiro.