O tenista português Rui Machado foi hoje infeliz no sorteio da primeira ronda do Open da Austrália, primeira prova do Grand Slam, na qual vai defrontar o espanhol David Ferrer, quinto pré-designado.

O outro português com acesso direto ao quadro, Frederico Gil, 102.º do mundo, vai defrontar o croata Ivan Dodig, 36.º, procurando repetir, pelo menos, a prestação de 2011, quando passou pela primeira vez a primeira ronda num dos “majors”.

João Sousa, Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler procuram juntar-se aos dois compatriotas, estando a disputar a ronda de qualificação.

No sorteio hoje realizado, ditou um encontro entre o número um mundial, o sérvio Novak Djokovic, com o italiano Paolo Lorenzo, enquanto o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer, segundo e terceiro pré-designados, vão jogar com tenistas vindos do “qualifying”.

No quadro feminino, poderá haver uma reedição da final de 2011 na quarta ronda, entre a belga Kim Clijsters e a chinesa Na Li, enquanto a primeira pré-designada, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, vai jogar com a australiana Anastasia Rodionova.