Frederico Gil voltou a fazer história, ao tornar-se no primeiro português a atingir a terceira eliminatória de um torneio do Grand Slam. Na segunda ronda do Open da Austrália, Gil, 107.º no ranking mundial, derrotou o espanhol Marcel Granollers (26.º), por 6-3, 4-6, 6-4 e 6-3, concluindo o encontro no primeiro match-point, ao fim de duas horas e 48 minutos.

Gil serviu muito bem ao longo de todo o encontro, com percentagens de primeiro serviço superiores a 70 por cento, e surgiu muito forte no quarto set: perdeu apenas quatro pontos nos cinco jogos de serviço; não enfrentou qualquer break-point; e ganhou os 13 pontos que disputou com a primeira bola. Um break no quarto jogo da quarta partida foi decisivo para Gil, que ainda dispôs de dois pontos para quebrar novamente o adversário e ampliar a vantagem para 5-1.

«Estou bastante contente por ser o primeiro português a chegar a uma terceira ronda num Grand Slam. Mas, mais do que isso, contente por ter feito uma boa exibição, em que procurei ganhar os pontos. Na parte final, fiz muita mossa com a minha direita e também servi bem durante todo o encontro. O Marcel é um adversário que conheço bem, já nos defrontámos por sete vezes, gosto de o defrontar e o seu jogo encaixa bem no meu. O ambiente esteve excelente, com muitos portugueses a apoiarem-me», frisou Gil, que já garantiu 90 pontos que asseguram a reentrada no top 100 do ranking mundial.

O terceiro adversário de Gil em Melbourne será o francês Jo-Wilfred Tsonga, sexto do ranking, com quem já travou e perdeu dois duelos no ATP World Tour: em 2009, no torneio de Joanesburgo (a primeira meia-final a este nível protagonizada por um português) e no ano seguinte, em Montpellier, ambos terminados com os mesmos parciais de 6-3, 6-4.

«O meu treinador deu-me os parabéns e disse-me que o torneio ainda não acabou. Fisicamente sinto-me bem. Hoje estive um pouco quente, mas usei a toalha com gelo para manter-me fresco», afirmou Gil, que um par de horas depois da histórica vitória individual, voltou aos courts para jogar um encontro de pares, ao lado do espanhol Daniel Traver-Gimeno.