O cazaque Mikhail Kukushkin e o japonês Kei Nishikori estiveram este sábado em grande evidência no Open de ténis da Austrália, ao conseguirem históricos apuramentos para os oitavos de final do primeiro “Grand Slam” do ano.

Kukushkin tornou-se o primeiro cazaque a chegar à quarta ronda de um “Grand Slam” e Nishikori o primeiro japonês a consegui-lo na Austrália na “era Open”.

O tenista cazaque, 92.º jogador mundial, venceu Gael Monfils, 14.º cabeça de série, em cinco “sets”, pelos parciais de 6-2, 7-5, 5-7, 1-6 e 6-4, num embate que durou três horas e 40 minutos e acabou com o francês a contas com problemas nas costas.

Mas, e mesmo com a “alarvidade” de 72 erros não forçados e apenas nove pontos de “break” concretizados em 26 tentativas, o cazaque ganhou, marcando encontro nos “oitavos” com o britânico Andy Murray, quarto cabeça de série, que “passeou” face ao francês Michael Llodra (6-4, 6-2 e 6-0).

Por seu lado, o japonês Kei Nishikori, de 22 anos, igualou o seu melhor registo num “Grand Slam”, quatro anos após chegar aos “oitavos” no US Open, ao vencer o também gaulês Julien Benneteau por 4-6, 7-6 (7-3), 7-6 (7-4) e 6-3.

Se quiser continuar a fazer história, o tenista nipónico terá de superar um outro francês, agora Tsonga, que não deu quaisquer hipóteses ao português Frederico Gil, batido sem apelo por um triplo 6-2.

Ainda mais desequilibrado foi o encontro em que interveio o líder da hierarquia, o sérvio Novak Djokovic, que estragou, sem remorsos, o dia do 30.º aniversário do francês Nicolas Mahur, ao arrasá-lo por 6-0, 6-1 e 6-1, em 74 minutos.

Destaque ainda para a eliminação do sérvio Janko Tipsarevic, nono cabeça de série, que não conseguiu sequer dar luta a um outro gaulês, Richard Gasquet, o 17.º pré-designado, vencedor por 6-3, 6-3 e 6-1.

No que respeita ao quadro feminino, evidência para a russa Ekaterina Makarova, 56.ª jogadora mundial, que despediu em lágrimas a compatriota Vera Zvonareva, sétima cabeça de série, ao vencer por 7-6 (9-7) e 6-1.

A próxima adversária de Makarova será a norte-americana Serena Williams, cinco vezes vencedora em Melbourne e 12.º pré-designada, que só precisou de 59 minutos para derrotar a veterana húngara Greta Arn (6-1 e 6-1).

Em grande, esteve também a chinesa Zheng Jie, ao bater por um duplo 6-3 a nona cabeça de série, a francesa Marion Bartoli.

Para os “oitavos”, qualificou-se também a checa Petra Kvitova, que vencia por 6-0 e 1-0 quando beneficiou da desistência da russa Maria Kirilenko e marcou encontro com uma ex-número 1 mundial, a sérvia Ana Ivanovic, vencedora por duplo 6-4 face à norte-americana Vânia King.

De forma categórica, a russa Maria Sharapova, vencedora da prova em 2008, seguiu igualmente em frente, ao derrotar a alemã Angelique Kerber por 6-1 e 6-2.

A próxima adversária de Sharapova será a alemã Sabine Lisicki, 14.ª cabeça de série, que superou por 2-6, 6-4 e 6-2 a russa Svetlana Kuznetsova, 18.ª.