O tenista argentino Juan Martin del Potro manifestou-se hoje «radiante pela oportunidade de defender o título no Estoril Open em ténis, um dia depois de ter regressado ao “top 10” da hierarquia mundial.

«É um torneio do qual guardo as melhores memórias, não só pela vitória, mas acima de tudo por ter sido em Portugal que recuperei em definitivo a confiança, depois da grave lesão no pulso direito», salientou o sul-americano, citado pelo gabinete de imprensa da Lagos Sports, organizadora do evento.

Del Potro, que pode juntar-se ao restrito grupo de quatro jogadores bicampeões do torneio português, chegou a andar “afundado” na 485.ª posição do “ranking”, devido aos problemas físicos, mas acaba de reentrar no grupo dos 10 melhores, o que não sucedia desde setembro de 2010.

Na galeria dos bicampeões, figuram nomes como os espanhóis Carlos Costa (1992 e 94) e Albert Montanes (2009 e 2010), o austríaco Thomas Muster (95 e 96) e o argentino David Nalbandian (2002 e 2006).

A recuperação no “ranking” em 2011, materializada com os títulos no Estoril Open e em Delray Beach (Florida), valeu a Del Potro o prémio do ATP pelo “regresso do ano”.