Na apresentação de mais uma edição do mais famoso torneio português de ténis, o diretor da prova, João Lagos salientou a homogeneidade do quadro masculino deste ano: «Todos os jogadores são extremamente competitivos. Temos um quadro fantástico, sobretudo, atendendo ao período de crise que atravessamos. Estamos muito felizes pelos jogadores que conseguimos reunir».

Juan Martin Del Potro (11º no ranking mundial), vencedor da edição do ano passado, é o cabeça de cartaz desta 23ª edição.

Quanto aos portugueses em prova, Frederico Gil e Rui Machado entram, pela primeira vez, no quadro principal, graças ao ranking que ocupam atualmente. Algo que enche de orgulho João Lagos.

«É uma vitória do ténis português. É uma enormíssima satisfação. É para isso que trabalho há muitos anos. Para ver o ténis português a desenvolver-se e a evoluir. Temos um sinal claríssimo de dois tenistas portugueses a entrarem pela primeira vez no Estoril Open por mérito próprio, sem ser precisos os célebres convites», atirou.