Frederico Gil voltou a pisar o court principal do Monte Carlo Country Club, onde no ano passado, disputou os quartos-de-final deste primeiro Masters 1000 em terra batida da época.

Mas na segunda eliminatória do Monte Carlo Rolex Masters, o tenista português, que ocupa o 132.º lugar do ranking, encontrou o francês Gilles Simon (15.º), que soube encontrar respostas às inúmeras iniciativas de Gil e venceu, pelos parciais de 6-3, 6-0.

Gil até entrou bem no encontro, conseguindo o break na segunda oportunidade e chegou a 2-0, mas, pouco a pouco, Simon foi mostrando as suas qualidades de contra-atacante. Apesar de tomar a iniciativa nos pontos, Gil não conseguiu capitalizar e cedeu o serviço para 2-4. O tenista luso ainda reduziu para 3-5, mas não evitou que o francês fechasse a partida com um ás.

Gil entrou mal no segundo set, cedendo logo o serviço, mas nunca deixou de lutar, embora os jogos fossem caindo sempre para o mesmo lado. Gil ainda salvou dois match-points e dispôs de um break-point no último jogo mas a vitória estava destinada a Simon.

«Entrei bem, mas cometi muitos erros por ansiedade. Ele joga muito na defensiva, à espera, e eu fui ficando sem soluções. Devia ter estado mais calmo e procurar o ponto mais pela certa. A minha bola está a andar bem e estou a sentir-me bem no campo, mas acabei por precipitar-me. Ele é um adversário muito duro, contra-ataca bem e é um tipo de jogo que não gosto muito, ainda tenho de perceber como é melhor fazer: se jogo mais atrás, ele tira tempo e terreno; para jogar mais à frente, tenho de jogar com ‘spin’ e escolher bem os ‘shots’, para não precipitar-me», admitiu Gil.

Na próxima semana, Gil vai estar em Barcelona, para disputar o Open Banc Sabadell, torneio 500 do ATP World Tour, confiante, depois de ganhar quatro encontros em Monte Carlo.

«Fiz um torneio muito bom, passei o qualifying e uma ronda no quadro de um Masters 1000, mas sabia que era difícil repetir o resultado do ano passado. Vou amanhã para Barcelona e, entretanto, tentar recuperar o braço, que está um pouco inflamado, devido ao esforço de domingo, em que joguei seis sets, em terra batida, além de que estas bolas são mais duras e a raqueta é mais rígida», concluiu o tenista luso.