O espanhol Rafael Nadal venceu hoje o compatriota David Ferrer na final do torneio de ténis de Barcelona e tornou-se no primeiro tenista a vencer por sete vezes dois eventos do circuito profissional mundial.

Nadal, que somou o 48.º título de singulares, juntou o título de singulares da edição deste ano do Godó aos conquistados de 2005 a 2009 e em 2011, tendo vencido Ferrer pela quarta vez na terra batida de Barcelona, pelos parciais de 7-6 (7-1) e 7-5.

Com o triunfo na reedição da final do ano passado, Rafael Nadal elevou para 34 o número de vitórias consecutivas em encontros na competição catalã, de categoria 500 do ATP World Tour.

Nadal não perde em Barcelona desde 2003, então com o compatriota Alex Corretja a eliminar o maiorquino no encontro da segunda ronda.

A final entre Nadal, número dois no Mundo, e Ferrer, sexto na hierarquia mundial, foi a 10.º desde 1968 entre espanhóis, que conquistaram o título de singulares nos últimos 10 anos.

O triunfo de Nadal em Barcelona, após duas horas e 40 minutos, sucede ao oitavo título consecutivo alcançado há uma semana em Monte Carlo, torneio Masters 1.000.

No final do encontro, Rafadel Nadal admitiu que a final com Ferrer foi «o dia mais difícil» que teve «nesta temporada de terra».

«David levou-me ao limite físico e, tenisticamente, não fiz um encontro brilhante: ele merece ganhar este torneio um dia», sublinhou Nadal, felicitando-o pela «temporada que está a fazer», com três títulos de singulares (Auckland, Buenos Aires e Acapulco).

Nadal regozijou-se ainda por ter vencido dois torneios seguidos (em Barcelona e em Monte Carlo) «sem perder um set».

«Só pode ser por uma razão: que o teu ténis está a corresponder», assinalou, sem evitar críticas a Ion Tiriac, diretor do Godó, por ter decidido a utilização de terra azul em vez da cor de tijolo.

Nadal disse que falou com Novak Djokovic e Andy Murray e que constatou que o sérvio e escocês «não estavam contentes» e que acreditam que «não foi a decisão mais acertada».