Oito tenistas, quatro do quadro masculino e outras tantas do quadro feminino, procuram, este sábado, um lugar na final do torneio Masters 1000 de Madrid. Apenas quatro irão conseguir marcar presença na grande final de domingo, numa edição marcada pela polémica devido à estreia da nova pista de terra batida de cor azul, que torna o jogo mais escorregadio e deslizante, e que altera drasticamente a trajectória da bola.
A jornada de hoje começará no Estádio Central com a número um do mundo Victoria Azarenka. A bielorrusa terá pela frente uma das tenistas em melhor forma esta época, a polaca Agnieszka Radwanska. A número três do mundo teria vencido todos os seus jogos em 2012 se não tivesse encontrado pela frente precisamente Azarenka, que a venceu por quatro vezes.
Na outra meia-final, Serena Williams, que ontem "atropelou" Maria Sharapova, tenta regressar à final de uma grande competição mas para isso terá de se "desfazer" da revelação do torneio, a checa Lucie Hradecka, que eliminou tenistas como Petra Kvitova ou Samantha Stosur.
A norte-americana Williams, número 9 do ranking WTA, provou ontem que está de regresso ao seu melhor nível e quando quer pode ser imparável.
Mais tarde é a vez do quadro masculino entrar em acção com dois grandes duelos: Del Potro contra Berdych e Federer contra o sérvio Tipsarevic.
Juan Martin del Potro, bicampeão do Estoril Open, e o checo Tomas Berdych medirão forças para conseguir, pela primeira vez, chegar à final do torneio da capital espanhola.
Duas vezes campeão em Madrid, e grande favorito a vencer este ano depois das eliminações de Djokovic e Nadal, Roger Federer tem pela frente o sérvio Janko Tipsarevic, responsável pela eliminação do número um do mundo, o seu compatriota Novak Djokovic, e uma das vozes opositoras ao novo piso de terra batida de cor azul, assim como Rafa Nadal, eliminado por Verdasco.
A final do torneio feminina está agendada para domingo às 12h30 (hora Portugal) e a masculina às 15h30.