Diante o francês Jo-Wilfried Tsonga, contra quem registava um empate 5-5 nos confrontos diretos, Djokovic esteve muito perto de se despedir de Paris, quando enfrentou quatro “match-points” no quarto parcial, que acabou por vencer no “tie-break”.
À imagem do que tinha sucedido no outro embate dos quartos de final da jornada de hoje, ganho pelo suíço Roger Federer, também este confronto só ficou resolvido no quinto “set”, com Djokovic a vencer o jogador da “casa” por 6-1, 5-7, 5-7, 7-6 (8-6) e 6-1.

Na quinta presença em Paris, esta foi a melhor prestação de Tsonga, que nunca tinha passado dos oitavos de final, enquanto Djokovic vai tentar, frente a Federer, qualificar-se pela primeira vez para a final deste “Grand Slam”.

Pouco antes, Federer, campeão da edição de 2009 e finalista do ano passado, tinha afastado o bicampeão do Estoril Open, o argentino Juan Martin del Potro com um triunfo por 3-6, 6-7 (4-7), 6-2, 6-0 e 6-3.

Esta foi a também a sétima vez na carreira que Federer deu a volta a uma desvantagem inicial de 0-2, ganhando o 12.º dos 14 frente a frente com Del Potro, que só ganhou um dos seis embates com o suíço em torneios “Grand Slam”, na final do Open dos Estados Unidos de 2009.

Nas meias-finais, Djokovic e Federer vão defrontar-se pela 26.ª vez, num frente a frente que continua a pender para o lado do jogador helvético, que ganhou 14 dos 25 embates anteriores.

Djokovic ganhou nas duas últimas vezes, mas Federer levou a melhor nas meias-finais da edição do ano passado de Roland Garros.