O tenista espanhol David Ferrer, sexto favorito, ocupou esta quarta-feira a quarta e última vaga das meias-finais do “Grand Slam” francês de Roland Garros, depois de bater o britânico Andy Murray, quarto cabeça de série.

Ferrer qualificou-se pela primeira vez para as meias-finais do torneio parisiense com um triunfo em quatro “sets” sobre Murray, pelos parciais de 6-4, 6-7 (3-7), 6-3 e 6-2.

O espanhol empatou os confrontos diretos com o britânico (5-5) e manteve o pleno de vitórias em encontros na terra batida (quatro), enquanto Murray não conseguiu repetir as meias-finais de 2011, a sua melhor prestação em seis presenças.

Nas meias-finais de 2011, Murray acabou eliminado pelo espanhol Rafael Nadal, o próximo adversário de Ferrer.

Antes, Nadal tinha dado mais um passo rumo à tentativa de conquistar o sétimo título em Roland Garros, o que ainda ninguém conseguiu, depois de bater o compatriota Nicolas Almagro por 7-6 (7-4), 6-2 e 6-3.

Contabilizando os frente a frente, Nadal parte com grande favoritismo para o duelo das meias-finais, já que ganhou 15 dos 19 embates com Ferrer.

Entre as quatro vitórias sobre Nadal, Ferrer regista apenas uma em terra batida, na primeira vez que os dois jogadores se cruzaram no circuito, em 2004, nos quartos de final do torneio alemão de Estugarda.

Na história de Roland Garros, Nadal partilha com o sueco Bjorn Borg o estatuto de jogador com maior número de troféus, ambos com seis, e continua a correr este ano para um inédito sétimo troféu.