O tenista Gastão Elias vai jogar a segunda final do ano, depois da vitória de hoje frente ao colombiano Alejandro Gonzalez, na primeira meia-final do torneio de categoria "Challenger" de Caltanissetta, na Itália.

Para garantir a presença na atribuição do título de singulares no torneio de 64.000 euros em prémios monetários, Gastão Elias, 195.º na classificação mundial, superou Gonzalez, 283.º, em três partidas, concluídas com os parciais de 5-7, 6-4 e 6-3.

Gastão Elias, treinado pelo brasileiro Jaime Oncins, necessitou de 2h30m para afastar o sul-americano, proveniente da fase de qualificação.

O opositor do tenista português na final apenas será conhecido após a conclusão da segunda meia-final de hoje entre os espanhóis Tommy Robredo e Inigo Cervantes.

Robredo, inativo devido a lesão durante bastante tempo, é o atual 470.º mundial, mas já foi quinto no "ranking" ATP em agosto de 2008, enquanto Cervantes está na 165.ª posição na classificação mundial.

Em Caltanissetta, Elias jogará a segunda final de singulares da temporada, depois de, em janeiro, o português ter sido vice-campeão no "Challenger" de São Paulo.