O espanhol Rafael Nadal conquistou hoje o “Grand Slam” francês de Roland Garros pela sétima vez, um feito inédito no ténis mundial.

Numa final disputada em dois dias, depois de ter sido interrompida duas vezes no domingo devido à chuva, Nadal, número dois do Mundo, superiorizou-se ao líder do “ranking”, o sérvio Novak Djokovic, por 6-4, 6-3, 2-6 e 7-5.

Em 2011, Nadal já tinha igualado o recorde do sueco Bjorn Borg, o primeiro jogador a vencer por seis vezes a prova rainha de terra batida, em 1974, 1975, 1978, 1980 e 1981.

«Este sempre foi um torneio especial para mim, mas hoje talvez esteja a viver o momento mais especial da minha carreira», confessou o espanhol no final de mais este êxito, que representou o 50.º troféu, o 11.º da categoria “major”.

Depois do encontro ter sido suspenso domingo, quando Nadal estava em vantagem por 6-4, 6-3, 2-6 e 1-2, Djokovic reentrou hoje em “court” a servir no quarto parcial com um “break” de vantagem.

Nadal devolveu o “break” e voltou a ganhar o serviço de Djokovic para o decisivo 7-5, conquistando o sétimo troféu logo no primeiro “match-point”, graças a uma dupla falta do sérvio.

No 33.º frente a frente, Nadal venceu o 19.º confronto com Djokovic, que perdeu pela terceira vez consecutiva, sempre em terra batida, neste duelo particular.

Na primeira final que disputou em Roland Garros, Djokovic perdeu a oportunidade de conquistar o quarto torneio do “Grand Slam” consecutivo, o que nenhum jogador consegue desde 1969.

Nesse ano, o australiano Rod Laver venceu pela segunda vez os quatro “major” na mesma temporada, tal como tinha feito em 1962.

Djokovic tinha ganho em 2011 Wimbledon e o Open dos Estados Unidos e este já tinha conquistado o Open da Austrália, todas diante Nadal.

O sérvio mantém a vantagem sobre o espanhol neste duelo particular, mantendo a três vitórias nas cinco finais do “Grand Slam” que ambos disputaram.