O croata Mario Cilic sagrou-se hoje campeão do torneio inglês de Queen’s, numa das finais mais polémicas do circuito, por ter sido decidida após a desqualificação do argentino David Nalbandian.

Depois de ter ganho o primeiro “set” no desempate, por 7-3, Nalbandian pontapeou um painel de publicidade quando perdeu o jogo de serviço no segundo parcial, que colocou Cilic em vantagem por 4-3.

No entanto, o painel foi embater num juiz de linha, que ficou ferido numa perna, obrigando o árbitro de cadeira, o irlandês Fergus Murphy, a seguir as regras e ordenar a desqualificação de Nalbandian.

Depois da entrega do troféu, Nalbandian reconheceu ter cometido um erro: «Por vezes, é difícil controlarmos a frustração. Cometi um erro e estou extremamente desiludido».

Apesar de ter assumido a responsabilidade, Nalbandian deixou algumas críticas às regras rígidas do circuito que, segundo o argentino, «não faz nada pelos jogadores».

Cilic mostrou-se tão ou mais triste que Nalbandian, já que queria ganhar este torneio «de outra forma».

«Estava um encontro muito equilibrado e com constantes alternâncias no resultado. É uma pena ver uma final terminar desta forma», desabafou o “campeão acidental” de Queen’s.

Esta foi a sexta vez que Ciic e Nalbandian se cruzaram no circuito, a primeira em relva, numa contabilidade que continua cair para o lado do argentino, que venceu quatro confrontos.