Haas, que voltou a sagrar-se campeão do torneio alemão de Haale, uma das provas que prepara Wimbledon, terceiro “Grand Slam” da temporada, deu um “salto” de 38 posições na hierarquia, uma promoção que já lhe valeu um convite para o “major” londrino, que começa a 25 de junho.

Na final, o jogador germânico, cujo último título tinha sido ganho precisamente em Halle, em 2009, bateu o suíço Roger Federer, a disputar a sétima final na prova alemã (cinco títulos), por 7-6 (7-4) e 6-4.

Outro dos vencedores da semana, o croata Marin Cilic, que se sagrou campeão do torneio de Queens, beneficiando da desqualificação do argentino David Nalbandian (por ter ferido inadvertidamente um juiz de linha), subiu sete posições e voltou a figurar entre os 20 primeiros (18.º).

Entre os portugueses, Rui Machado, que entrou pela primeira vez no quadro principal de Wimbledon, continua a ser o melhor, figurando esta semana no 96.º lugar.

Frederico Gil (107.º), João Sousa (148.º), Gastão Elias (161.º) e Pedro Sousa (233.º) começam hoje a disputar o “qualifying” para o “Grand Slam” de Wimbledon.

Em femininos, o “ranking” continua por atualizar, pelo facto da final do torneio inglês de Birmingham, ganho pela norte-americana Melanie Oudin, ter sido disputada apenas hoje, devido à chuva que caiu no domingo.