A tenista norte-americana Melanie Oudin conquistou hoje o primeiro troféu do circuito profissional feminino, ao vencer a sérvia Jelena Jankovic na final do torneio de Birmingham (Inglaterra).

Oudin, atual 208.ª do “ranking” mundial, e que eliminou a portuguesa Michelle Brito na segunda ronda, confirmou o estatuto de maior supresa de Birmingham ao bater a número 22 do mundo, e quinta cabeça de série do quadro, por 6-4 e 6-2.

A final de Birmingham disputou-se apenas hoje, devido à chuva, que cancelou a jornada de domingo.

Em 2010, Oudin esteve às portas do “top-30”, quando ocupou a 31.ª posição no mês de abril, foi assolada por problemas nas costas na segunda metade desse ano, “caindo” mais de 200 posições na classificação mundial.

A norte-americana, que tinha como melhor resultado a inesperada presença nos quartos de final da edição de 2009 do Open dos Estados Unidos, quarto e último “Grand Slam” da temporada, já tinha batido Jankovic no anterior frente a frente.

Na edição de 2009 do torneio de Wimbledon, para o qual recebeu um convite para 2012 (começa a 25 de junho), Oudin tinha eliminado Jankovic na terceira ronda.