As tenistas portuguesas Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler qualificaram-se esta terça-feira para a segunda ronda da fase prévia de singulares de Wimbledon, torneio em relva natural que integra o Grand Slam do ano.

Michelle Larcher de Brito, 150.ª na classificação mundial, fechou a primeira partida com o parcial favorável de 7-5 e estava a vencer Ajla Tomljanovic, 216.ª, por 3-1, quando a croata desistiu.

A tenista portuguesa mais bem cotada de sempre no circuito profissional feminino, que atingiu a segunda ronda do quadro principal de Wimbledon em 2009, vai ter como próxima oponente a checa Karolina Pliskova, nona cabeça de série no "qualifying" e 118.ª mundial.

Horas antes, Maria João Koehler, 201.ª no Mundo, garantiu a presença na segunda ronda com o triunfo sobre a russa Ekaterina Ivanova, 180.ª, em três partidas, pelos parciais de 6-2, 3-6 e 6-2.

No domingo, dois dias antes do sorteio da qualificação, Koehler era a terceira tenista na lista de reservas para o "qualifying", na relva natural de Roehampton.

A tricampeã nacional absoluta beneficiou da desistência de duas tenistas e entrou no quadro da qualificação.

Koehler estreia-se este ano em Wimbledon, a terceira prova do Grand Slam da temporada.