O diretor do “Masters” de Madrid em ténis, o romeno Ion Tiriac, deixou hoje muitas críticas ao circuito profissional (ATP) por ter proibido, a partir de 2013, terra batida azul.

A inovação deste ano em Madrid motivou muitas críticas dos jogadores, inclusive os dois primeiros do “ranking” mundial, o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Rafael Nadal, que garantiram boicotar o torneio no próximo ano se não regressasse a terra batida convencional.

Tiriac manifestou-se, porém, «muito desapontado» com a decisão do ATP, insistindo que a superfície azul, que corresponde à cor do principal patrocinador da prova, mereceu vários elogios de especialistas e canais televisivos.

«O futuro do ténis é azul. As transmissões televisivas mostraram que o contraste do azul com a bola amarela é o mais eficaz», considerou o romeno.

Ion Tiriac lembrou que o azul é também a cor das superfícies de dois torneios do “Grand Slam”, Open da Austrália e Open dos Estados Unidos, e que será também usada nos torneios olímpicos de hóquei em campo dos Jogos de Londres2012.

«Se vão utilizar o azul na relva artificial do hóquei em campo, por que razão não se pode utilizar terra batida azul? O futuro é azul, mas os jogadores e os responsáveis têm de ser convencidos disso», concluiu o diretor do torneio de Madrid.