O tenista português Rui Machado ficou de fora do lote de oito tenistas com convite para o quadro de singulares dos Jogos Olímpicos Londres2012, de 28 de julho a 5 de agosto, informou hoje a Federação Portuguesa de Ténis.

O Comité Olímpico de Portugal, por proposta da Federação Portuguesa de Ténis, tinha apresentado candidatura a um "wild card" para Rui Machado, mas a Federação Internacional de Ténis (ITF) optou por não incluir um representante português no torneio olímpico.

A ITF concedeu "wild card" ao australiano Lleyton Hewitt, ao brasileiro Thomaz Bellucci, ao canadiano Vasek Pospisil, ao indiano Somdev Devvarman, ao romeno Adrian Ungur, ao esloveno Blaz Kavcic, ao tunisino Malek Jaziri e ao ucraniano Sergiy Stakhovsky.

Os oito tenistas selecionados pela ITF após apreciação de convite juntam-se aos 56 que tiveram entrada direta no quadro, que integra 19 dos 20 mais bem cotados na classificação mundial.

Os três primeiros da classificação do circuito profissional mundial - o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal e o suíço Roger Federer - têm a presença assegurada nos Jogos Olímpicos Londres2012, na relva natural do All England Club, palco do “Grand Slam” de Wimbledon.

Nadal defende a medalha de ouro conquistada em Pequim2008 e o suíço Roger Federer, campeão olímpico em pares ao lado do compatriota Stanilas Wawrinka, encabeçam a lista de 64 tenistas confirmados no quadro de singulares masculinos dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Federer e Wawrinka participam igualmente no torneio de pares do torneio olímpico.

Em femininos, Maria Sharapova, número um mundial, figura entre as 64 tenistas que vão disputar o quadro de singulares, mas a sua compatriota Elena Dementieva, campeã olímpica em Pequim2008, tem ausência certa em Londres, uma vez que abandonou a competição.

A bielorussa Victoria Azarenka, segunda na hierarquia mundial, e a polaca Agnieszka Radwanska estão inscritas igualmente na competição individual.

Em pares, as irmãs norte-americanas Serena e Venus Williams, medalha de ouro em Sidnei (2000) e Pequim (2008), são as favoritas à vitória, juntamente com as compatriotas Liezel Huber e Lisa Raymond, atuais primeiras na classificação mundial em duplas.