Os portugueses João Sousa e Gastão Elias apuraram-se esta segunda-feira para a segunda ronda do torneio “challenger” de ténis de Tampere, da Finlândia, ao vencerem, respetivamente, o norte-americano Denis Zivkovic e o espanhol Guillermo Olaso.

Primeiro cabeça de série do “challenger” finlandês, João Sousa não teve qualquer dificuldade em “despachar” o 338.º tenista mundial em uma hora e cinco minutos, vencendo pelos parciais de 6-3 e 6-0.

O português, 145.º da hierarquia mundial, quebrou o serviço de Zivkovic por três vezes, não sofrendo qualquer bola de “break”, muito por culpa da elevada percentagem (81 por cento) de pontos ganhos no primeiro serviço.

Na segunda ronda, Sousa irá defrontar o vencedor do encontro entre os tenistas locais Max Wennakoski e Micke Kontinen.

Gastão Elias teve mais dificuldades para bater Guillermo Olaso, sendo obrigado a um terceiro “set”, antes de conseguir triunfar pelos parciais de 6-3, 6-7 (6-8) e 6-1, no final de duas horas e 28 minutos em “court”.

O segundo cabeça de série do “challenger” de Tampere e 159 tenista mundial salvou seis “break points” diante do espanhol (314.º) para garantir o acesso à segunda fase, na qual irá defrontar o brasileiro Andre Ghem ou o belga Yannik Reuter.