O tenista suíço Roger Federer manifestou esta quinta-feira estar à espera da baixa do espanhol Rafael Nadal no Open dos Estados Unidos, alertando que se trata de um “caso sério” e que «dá algum medo».

«Não é uma surpresa, porque escrevi-lhe e ele disse-me que não era nada bom. Imaginava [que pudesse não participar], sabia que podia acontecer», disse o número um do mundo.

Rafael Nadal, antigo número um mundial, atualmente terceiro, anunciou quarta-feira que irá falhar o Open dos Estados Unidos, quarto e último “Grand Slam” da temporada, depois de já ter falhado a defesa do título nos Jogos Olímpicos Londres2012, devido a um problema nos joelhos.

«Adorava tê-lo no sorteio, porque a 12 dias do torneio significava que tinha tempo para solucionar os seus problemas e estar preparado para competir. Se avança que não vem com tamanha antecedência, significa é que é algo sério. Isso é algo que dá medo e abre o debate se voltará este ano. Espero que sim», disse.

Para o sérvio Novak Djokovic, defensor do título em Nova Iorque, a baixa de Nadal é preocupante, porque acredita que se o espanhol estivesse em condições iria disputar o torneio.

«’Rafa’ é um grande competidor, alguém que conheço muito bem dentro e fora do campo. Estou certo que se estivesse bem para competir no Open dos EUA, jogaria. Desejo-lhe as rápidas melhoras. O ténis vai perder se ‘Rafa’ não estiver em ação, porque é alguém que fez historia neste desporto», disse Djokovic.