O suíço Roger Federer, número um mundial, iniciou a sua campanha rumo ao sexto título do US Open em ténis, que será um recorde da era Open, com um triunfo fácil sobre o norte-americano Donald Young.

O tenista de 31 anos venceu o 80.º jogador do "ranking" por 6-3, 6-2 e 6-4, em pouco mais de hora e meia, e vai defrontar o alemão Björn Phau (83.º) na segunda ronda do último torneio do Grand Slam da época, cujo triunfo lhe escapa desde 2008.

«Regressar a Nova Iorque como número um mundial é algo de especial. Espero continuar a desfrutar aqui», afirmou Federer, que somou o 62.º triunfo em 69 encontros nos campos de Flushing Meadows.

Vencedor em Wimbledon do seu 17.º título do Grand Slam, batendo Andy Murray na final, e medalha de prata nos Jogos Olímpicos, perdendo para o escocês na mesma relva londrina, o jogador de Basileia não foi incomodado pelo norte-americano.

O helvético soma nesta época duas vezes mais vitórias em torneios do circuito ATP (6) do que Young tem de encontros ganhos (3). O americano só na semana passada pôs fim a uma série de 17 derrotas consecutivas averbadas desde fevereiro.

Apesar do seu regresso ao "trono" mundial - com um recorde de semanas na liderança da hierarquia - e do seu êxito nos últimos 12 meses (nove títulos em 16 torneios), Federer aponta Novak Djokovic, segundo do "ranking", como principal favorito, depois de ter sido derrotado pelo sérvio na meia-final do US Open de 2011.

«Novak é o detentor do título, ganhou mais torneios sobre piso duro nestes últimos anos, uma superfície em que se sente à vontade sobre a qual me derrotou várias vezes nos últimos tempos [quatro na época passada]», disse o suíço, que no verão bateu duas vezes o sérvio, em Wimbledon e Cincinnati.

Num primeiro dia sem grandes surpresas, Andy Murray, terceiro cabeça de série, derrotou o russo Alex Bogomolov tranquilamente, por 6-2, 6-4 e 6-1.

No setor feminino, a belga Kim Clijsters, ex-número um do Mundo e 29.ª cabeça de série em Nova Iorque, começou sem sobressaltos, derrotando a jovem norte-americana Victoria Duval, de 16 anos, por 6-3 e 6-1, em apenas 51 minutos.

«Sei que é o momento certo para parar. É algo que sinto em mim», afirmou a belga de 29 anos, que conquistou no US Open três dos seus quatro títulos dos Grand Slam (2005, 2009 e 2010), contando 22 triunfos consecutivos em Flushing Meadows, desde a derrota com a compatriota Justine Henin na final de 2003.

Entre as principais favoritas, a bielorrussa Victoria Azarenka, líder mundial, concedeu apenas um jogo à russa Alexandra Panova, a russa Maria Sharapova, terceira pré-designada, bateu a húngara Melinda Czink em 50 minutos (6-2 e 6-2) e a australiana Samantha Stosur, campeã em título, gastou mais um minuto para se impor à croata Petra Martic (6-1 e 6-1), perdendo apenas quatro pontos no seu serviço.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.