A bielorrussa Victoria Azarenka, número um mundial, foi implacável perante a chinesa Zheng Jie e seguiu em ritmo de passeio para os oitavos de final do Open dos Estados Unidos em ténis, enquanto Andy Roddick adiou a sua despedida.

Azarenka impôs-se na sexta-feira à 28.ª jogadora do "ranking" por 6-0 e 6-1, os mesmos parciais com que derrotou a russa Alexandra Panova na primeira ronda e chega à quarta eliminatória do último torneio do Grand Slam da época com apenas seis jogos concedidos.

Vencedora do Open da Austrália, presente nos oitavos de final de Roland Garros e semifinalista em Wimbledon, antes de conquistar o bronze olímpico na relva londrina, a bielorrussa, de 23 anos, perdeu menos um jogo do que Maria Sharapova.

A russa, vencedora de Roland Garros e terceira cabeça de série em Nova Iorque, arrasou com um duplo 6-1 a norte-americana Mallory Burdette, uma amadora de 21 anos classificada 252.ª na tabela WTA.

A jornada ficou marcada pelo primeiro triunfo da britânica Laura Robson sobre uma tenista do "top-10", a chinesa Li Na. A 89.ª da classificação mundial bateu a oitava por 6-4, 6-7 (5-7) e 6-2, dois dias depois de ter eliminado Kim Clijsters, vencedora em Flushing Meadows em 2005, 2009 e 2010, no embate que marcou a despedida da belga no circuito profissional.

No setor masculino, o norte-americano Andy Roddick adiou a data da sua retirada pelo menos dois dias, ao qualificar-se para a terceira ronda com um triunfo sobre o australiano Bernard Tomic, 43.º do Mundo, por 6-3, 6-4 e 6-0.

Aos 30 anos, o antigo número um mundial e atual 22.º anunciou inesperadamente que este será o seu último torneio, precisamente onde conquistou mais importante título da sua carreira, único "major", em 2003.

Apoiado por 24.000 espetadores no "court" central Arthur Ashe, Roddick levou menos de 90 minutos para afastar o mais jovem jogador do "top-100" mundial (19 anos).

O sérvio Novak Djokovic, número dois mundial, que defende o título conquistado no ano passado, venceu sem dificuldades o brasileiro Rogério Dutra da Silva, por 6-2, 6-1 e 6-2, e avançou para os oitavos de final, em que vai enfrentar o francês Julien Benneteau.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.