O tenista português João Sousa qualificou-se este domingo para a final do torneio de Como, em Itália, de categoria "Challenger" do circuito profissional, ao derrotar o russo Evgeny Koroley, por 7-5 e 6-4.

Na final, que se disputa ainda hoje, a partir das 13h30 (hora de Lisboa), o jogador de Guimarães, de 23 anos, vai defrontar o austríaco Andreas Haider-Maurer, 156.º da classificação ATP e terceiro pré-designado em Como, que parte com a vantagem de ter tido um dia de descanso, uma vez que jogou no sábado.

Com a presença na final, João Sousa, 122.º na classificação mundial, vai ultrapassar Frederico Gil, atualmente na 113.º, e passará a ser o melhor português na tabela, que será publicada a 10 de setembro, depois do terminado US Open.

Na meia-final, adiada de sábado para hoje devido à chuva, o português, segundo cabeça de série, precisou de uma hora e 40 minutos para afastar o seu adversário (220.º do "ranking"), proveniente da fase de qualificação.

Após um primeiro "set" equilibrado, Sousa superiorizou-se no segundo com dois "breaks" nos primeiros três jogos de serviço do adversário, mas consentiu o "break" quando vencia por 5-2 e podia fechar o encontro. No nono jogo, desperdiçou dois "match-points" no serviço do russo, acabando encerrar o encontro no seguinte.

Esta será a terceira final da temporada para Sousa em torneios "Challenger", depois de Tampere (Finlândia) e Mersin (Turquia), dos quais saiu vitorioso, somando o terceiro título da categoria, após o triunfo em Furth (Alemanha), no ano passado.

v